O Processo Cerâmico
O Processo Cerâmico
As peças têm como matéria prima principal a argila, através do processo de cerâmica de alta temperatura. Esse processo é longo, artesanal e feito inteiramente de forma manual.
A cerâmica artesanal tem diversas variáveis e, portanto, além das variações de forma provenientes do processo de modelagem manual e orgânico, pode haver também alterações drásticas de cor de fornada para fornada.
1º passo: MODELAGEM
As peças são modeladas manualmente, uma a uma e secam naturalmente, de maneira lenta, o que leva de 7 a 15 dias dependendo do clima e tamanho da peça.
2º passo : QUEIMA DO BISCOITO ou BAIXA TEMPERATURA
Depois de secas as peças seguem para a primeira queima no forno elétrico ou a gás a 920° c . Essa queima, chamada de biscoito, serve para retirar toda a umidade e matéria orgânica da argila e a prepara para o recebimento dos esmaltes.
3º passo: ACABAMENTOS E ESMALTAÇÃO
Ao sair da primeira queima, as peças são revisadas, pois pode ocorrer algum tipo de defeito ocasionado neste processo. As peças selecionadas e revisadas partem para a esmaltação, que também é feita manualmente, peça a peça, por mim. Muitos dos esmaltes que utilizo também são cores desenvolvidas por mim, outros são esmaltes comerciais comprados no Brasil e outras vezes no exterior. Trazendo os mais variados efeitos e texturas as peças!
4º passo: QUEIMA DE ALTA TEMPERATURA
Os esmaltes reagem a alta temperatura, transformando-se em uma espécie de vidro que é responsável pelo brilho e cor da peça. Essa queima é realizada em forno a gás até a temperatura de 1240°c e dura em torno de 8h a 9h , sendo que o processo de resfriamento do forno dura até 24h em média, quando posso então abrir o forno e manusear as peças.